A palavra japonesa "Reiki" poderá ser traduzida por "energia vital do universo" ou "força da energia vital do universo".
Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava tudo o que vive. Hoje, cada vez mais pessoas, incluindo cientistas, estão convencidas de que assim é. O corpo utiliza energia vital para se reconstituir em caso de ferimentos ou doenças. Quando há redução ou bloqueio na circulação dessa energia, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais.
A energia vital é de suma importância e a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia a dia. Esses conflitos provêm da tentativa de desviar em proveito próprio, muitas vezes de forma inconsciente, energia vital de outros seres, humanos ou não, os quais, por sua vez, tentam defender-se.
As pessoas conflituosas são autênticos vampiros de energia vital.
A quantidade de energia vital existente no universo é ilimitada; se aprendermos a captá-la a partir dessa fonte inesgotável, podemos colmatar todas as nossas carências, quer sejam físicas, mentais, espirituais ou materiais.
Reiki é um dos métodos para captar essa energia. Não é o único; é, no entanto, um dos mais fáceis de praticar.
Apesar de o Reiki ser de natureza espiritual não é uma religião. Não tem dogmas e não precisa de fé ou crença para que o seu uso seja eficaz. O Reiki é energia; energia fornecida pela fonte universal e origem de todas as coisas. Há mesmo quem pense que estando mais em contacto com a energia estamos, também, mais ligados à nossa religião.
Reiki é, também, uma excepcional ferramenta de evolução pessoal, de remoção de bloqueios emocionais e de eliminação de hábitos indesejáveis.
A possibilidade de tratar situações do presente, mas igualmente do passado ou mesmo do futuro, abre perspectivas extraordinárias a todos aqueles que se preocupam com a sua evolução espiritual