A bioconstrução adopta a reciclagem como principal recurso para as actividades domésticas, num enquadramento que obedece a uma estética ecológica. Entre os materiais que melhor representam a sustentabilidade na construção, o destaque fica por conta da madeira, poupando mais energia que os materiais de construção tradicionais.
O projecto de construção de uma casa auto sustentável deve explorar toda a potencialidade do sol, a humidade, o vento, a vegetação, pois os recursos naturais geram bem-estar aos moradores, além de poupar água e petróleo, que são componentes não renováveis.
A água e a eficiência energética são também factores de extrema importância em um imóvel ecológico.
É importante lembrar que há diferenças entre casas sustentáveis e ecológicas. Enquanto nas sustentáveis são permitidas construções urbanas, nas ecológicas o projecto precisa se relacionar com o verde, necessariamente. Em ambos os casos, a tecnologia trabalha a favor da natureza, possibilitando a criação de materiais ecológicos e sistemas inteligentes. Como exemplo disto, podemos ressaltar o uso da água da chuva para a irrigação dos jardins, e o sol, para a energia da casa. Essas construções são chamadas de “green buildings”, pois empregam alta tecnologia para reduzir os impactos negativos causados no meio ambiente. Vale lembrar que esses empreendimentos são submetidos a protocolos internacionais de certificação que atestam seu desempenho.
Links relacionados:
Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica
Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica
Ecocentro - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado
Eco aldeia Terramada - Portugal
Aproveitamento da água das chuvas
Exemplos de construções com reaproveitamento de materiais como pneus e garrafas: