04 abril 2010

A tradição do Folar e do Coelhinho da Páscoa

A Páscoa é sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia depois do equinócio da Primavera (21 de Março). Esta data baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual se trata de uma festa móvel no calendário romano. No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.

Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu em um ninho , para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

Manda a tradição da Páscoa cristã, que se ofereçam os célebres ovos, actualmente de chocolate, mas que são também uma antiquíssima tradição pagã (muito anterior à Páscoa cristã), de oferecer ovos de galinha profusamente decorados – e que não serviam para comer - representando a fertilidade e o renascimento da vida, que se associa ao início da primavera. Assim, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam também ovos nas terras de cultivo.

A história dos Folares da Páscoa, em Portugal é um pouco diferente, embora encadeada na tradição dos ovos, e também muito antiga - mas talvez apenas medieval -, baseada numa lenda que tem mais a ver com casamentos e reconciliações (em que “no Domingo de Ramos os afilhados oferecem aos padrinhos um ramo de flores e recebem o folar no Dia de Páscoa”), constando de um bolo com ovos inteiros, que todos conhecemos. Pode dizer-se que os Folares da Páscoa se integram na tradição dos pastéis e bôlas de carnes do nordeste português (Beira e Trás-os-Montes).
.
BOA PÁSCOA PARA TODOS, QUE É COMO QUEM DIZ (SENDO ATEIA, GRAÇAS A DEUS :P), UMA BOA PRIMAVERA!!!